Defensores de Marca

Neste texto você saberá a importância de ter seus colaboradores como defensores da sua marca, incentivando compras e aumentando seu valor de mercado.

Mas primeiro vamos explicar o que são defensores de marca.

O que é um defensor de marca?

O conceito de defensor de marca é uma tendência do marketing que tem muito a acrescentar no seu negócio, isto porque pessoas que buscam comprar algum produto baseiam-se principalmente na experiência de outras pessoas para tomar a própria decisão. Portanto, o consumidor, antes de concluir uma compra, procura depoimentos de consumidores anteriores para saber se o produto atingiu as expectativas.

Segundo uma pesquisa da Nielsen, 92% das pessoas confiam na opinião de amigos e conhecidos sobre produtos e serviços.

O que é Marketing de Defensores?

O Marketing de Defensores utiliza a experiência das pessoas com a marca a favor do negócio para criar avaliações positivas.

Por isso, muitas marcas divulgam, em seus sites e redes sociais, depoimentos ou até mesmo vídeos de consumidores utilizando e comentando sobre os produtos: são os famosos reviews, nos quais um influenciador avalia os pontos positivos e negativos do produto, e os unboxing, quando o influenciador faz um vídeo abrindo a caixa do produto e mostrando todo o seu conteúdo.

O Marketing de Defensores aumenta a visibilidade da marca, atraindo mais visitantes para suas lojas físicas ou virtuais, e aumenta a taxa de conversão de vendas.

É importante deixar claro que um defensor de marca, na maioria das vezes, faz a divulgação de produtos de forma gratuita e espontânea por se identificar com a marca e com os produtos.

Mas não somente os clientes e entusiastas podem se tornar defensores da marca, seus colaboradores também podem defender a marca em suas redes sociais, demonstrando sua paixão por fazer parte da empresa.

Parece óbvio que o colaborador será o primeiro a defender os interesses da empresa, no entanto, nem sempre é assim. Em muitas empresas o colaborador não está à vontade para expor o seu orgulho pela marca, por diversas razões.

Como transformar o seu colaborador em um defensor da marca?

Para que o seu colaborador sinta uma vontade genuína de divulgar a sua marca e defendê-la nas redes sociais, é necessário que o seu ambiente de trabalho seja saudável.

É importante que o seu produto ou serviço seja de qualidade, no entanto, se o seu colaborador não é bem valorizado dentro da empresa, certamente ele não vai divulgar a marca porque não se sente respeitado no seu local de trabalho.

  • Portanto, alguns fatores devem estar presentes dentro da empresa, por exemplo:
  • As preocupações e interesses dos colaboradores devem ser ouvidas de forma ativa e, se possível, as suas demandas devem ser resolvidas;
  • Todos os colaboradores, não importando o nível ou função, devem estar integrados dentro das operações da empresa, para que participem de fato das decisões importantes;
  • O ambiente de trabalho deve ser livre de assédio moral e sexual, devendo ser respeitados os limites físicos e psicológicos dos colaboradores;
  • Os colaboradores devem receber salários compatíveis com a função e com os costumes do mercado.

Certamente um colaborador que tenha seus direitos respeitados sente-se mais a vontade de falar bem da empresa e da marca, porque existe uma relação saudável entre ele e a empresa. No entanto, mesmo assim muitos colaboradores não se sentem confortáveis para participar da divulgação da marca da empresa.

Portanto, aqui vão algumas dicas para que o seu colaborador se torne um defensor da marca.

Permita o uso de redes sociais

Parece contraditório, mas deve-se evitar o bloqueio de redes sociais no local de trabalho, porque a intenção é fazer com que o colaborador fique à vontade para divulgar acontecimentos sobre a sua rotina de trabalho.

O público em geral gosta de saber como é a rotina e modo de produção das marcas que consome, portanto, nada melhor que esta visão seja passada pelos próprios colaboradores.

Estabeleça regras e manuais

No entanto, nem tudo pode ser divulgado: algumas coisas dentro da empresa são segredos comerciais e a divulgação de determinados equipamentos pode inclusive afetar a segurança da empresa e de seus funcionários. Portanto, é importante estabelecer regras e procedimentos para o uso da rede social, deixando claro o que (e quando) pode ser postado nas redes.

Manuais de uso da rede social podem incentivar o colaborador a participar da divulgação da marca pois instrui, de forma didática, como postar e o que postar.

Mostre os benefícios

É importante deixar claro os benefícios para que os seus colaboradores tenham vontade de participar da divulgação de boa vontade. A empresa deve conscientizar seus colaboradores sobre a importância da participação nas redes sociais para um bom desempenho na venda de seus produtos e explicar como isso impacta na visão da marca pelos consumidores.

A participação deve ser totalmente voluntária, não devendo ser feita nenhuma forma de pressão contra aqueles que não desejam participar, porque um defensor de marca tende a ser melhor quando faz de livre vontade.

O defensor da marca deve estar completamente consciente do que está fazendo e por quais está defendendo a marca nas redes sociais, devendo, assim, identificar-se com a marca e a empresa onde trabalha.

Ofereça treinamento e instrução

Defender uma marca nas redes sociais não é algo fácil. Na verdade, existem alguns conhecimentos específicos que muitos colaboradores possam não ter.

Participar da divulgação da marca nas redes sociais envolve lidar com pessoas, portanto, deve-se tomar cuidado com o que é dito e o que é mostrado, pois diferentes pessoas podem ter diferentes interpretações.

Portanto, é muito importante oferecer treinamento contínuo a seus colaboradores para que eles saibam como se comportar no ambiente das redes sociais. Minicursos e workshops ocasionais são importantes para a fixação de conteúdo.

É importante lembrar que uma divulgação da marca feita de forma errada pode ser desastrosa e ter o efeito contrário ao desejado: ao invés de obter maior engajamento, a marca pode ganhar fama negativa.

Seus colaboradores devem conhecer todo o processo produtivo e as especificações do produto, bem como estar atualizados sobre as tendências das redes sociais, de modo que possam comunicar-se dentro da linguagem usada em cada rede.

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