Como utilizar o Google Ads para atrair mais pessoas para o seu site

Com a expansão da Internet, o Google se consolidou como uma das mais poderosas formas de comunicação, capaz de atingir milhares de pessoas diariamente e gerando inúmeras oportunidades de negócio. São aproximadamente 40 mil pesquisas por segundo no buscador, gerando mais de 3,5 bilhões de pesquisas diárias e 1,2 trilhão de por ano, em todo o planeta. Para que biblioteca, não é?

Nesse universo de possibilidades da gigante da Tecnologia, uma ferramenta se destaca: o Google Adwords, ou, Google Ads, nome que a empresa adotou oficialmente a partir de junho de 2018 (Google aposenta as marcas Doubleclick e Adwords). A rede de publicidade da marca é responsável por cerca de 90% do faturamento da empresa, que registra aproximadamente US$ 75 bilhões de lucro ao ano (Como o Google ganha dinheiro?)

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A ferramenta utilizada para criar e gerenciar anúncios e campanhas ainda cerca os usuários com inúmeras dúvidas. Por isso, vamos explicar de forma simples como o Google Ads pode te ajudar a atrair mais pessoas para o seu site e como é possível transformar esse tráfego em vendas!

Mídia Digital para público segmentado

Diferente dos demais meios como jornal, rádio e televisão, com a plataforma do Google Ads você consegue mostrar seus anúncios somente para o público ou consumidor desejado, o que otimiza seu investimento e aumenta a possibilidade de retorno. Afinal, se você vende consultoria empresarial para donos de empresas, não faz sentido que um funcionário público veja seu negócio, certo?

Isso é possível graças às pesquisas de palavras-chaves (keywords).

Ao selecionar as palavras-chaves no painel de gerenciamento de suas campanhas, você limita seus anúncios a aparecerem somente para quem pesquisa por aquela palavra-chave, segmentando ainda por localização geográfica, como uma cidade ou estado.

Isso significa que sua marca só aparecerá como opção para as pessoas que realmente estiverem pesquisando sobre determinado assunto. São usuários que estão querendo resolver um problema e já estão mais avançados na jornada de compra do funil de vendas (link para o post 04 do blog), o que os torna leads mais qualificados dos que os que podem ser encontrados nas Redes Sociais.

Estilos de Campanha

A plataforma oferece alguns recursos para você anunciar e inclusive combinar campanhas entre os formatos de:

  • Rede de pesquisa;
  • Rede de display;
  • YouTube Ads;
  • Google Shopping;
  • Remarketing.

Cada recurso possui suas particularidades, mas todos com o objetivo geral de atrair pessoas para o site da sua organização. Por isso, cada anúncio é vinculado ao link do seu site, que é para onde o usuário será redirecionado ao clicar no anúncio.  É importante delimitar qual o objetivo, o público e o orçamento, para poder escolher o formato ideal.

O Google Shopping, por exemplo, é ideal para produtos de e-commerces, enquanto que o YouTube Ads é específico para o canal de vídeos. A rede de pesquisa contém os anúncios mais comuns, definidos por palavras-chaves de texto. Já o remarketing serve para manter sua marca aparecendo para o usuário depois que ele entrou em seu site e continuou a navegação em qualquer parte da Internet. É através do Remarketing que, ao pesquisar um perfume, por exemplo, depois você fica vendo anúncios desse perfume nas redes sociais ou em outros sites que você navega.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o Google Ads, confira dicas práticas de como utilizar.

Escolha bem as palavras chave

Um dos grandes fatores para sua campanha dar certo passa pela escolha ou exclusão das palavras-chaves corretas, combinado a um orçamento “x”. Uma boa estratégia é dosar entre palavras de média e alta procura, para você não precisar estourar a sua verba.

Para te ajudar, o Google disponibiliza uma ferramenta chamada simulador de palavras chaves (keyword planner), onde é possível verificar e fazer pesquisas até se encontrar as melhores palavras para fazer parte dos seus anúncios.

Modelo de Monetização

Nas campanhas de Google Ads, é preciso definir uma verba para ativar os anúncios. Porém, a forma de monetização se chama pay-per-click (PPC), que significa pagamento por clique. Ou seja, você só paga para o Google se o usuário clicou no seu anúncio. Só paga por aquilo que de fato foi utilizado.

É possível inserir regras, como o anúncio aparecer somente em determinado horário do dia, em determinado dia da semana, para pessoas que estejam em uma localização específica, como apenas uma cidade, o que faz sentido para negócios físicos.

A forma mais utilizada aqui na Base é o orçamento diário, onde definimos um orçamento mensal fixo e dividimos esse valor igualmente em cada dia. Assim, quando o anúncio recebeu os cliques que consumiram o orçamento, ele não fica mais ativo e volta a ser exibido no dia seguinte.

Mas quanto investir em Google Ads?

Não há um padrão de investimento em anúncios do Google Ads. O Google recomenda investir pelo menos R$ 300,00 mensais em cada campanha. Nós da Base, porém, orientamos nossos clientes a investirem a partir de R$ 150,00 nos primeiros dois ou três meses de campanha, para observar a curva de aprendizagem.

Assim é possível entender o mercado específico e otimizar os anúncios, deixando no ar somente aqueles com melhores taxas de conversão e focando o investimento todo na palavra-chave de melhor conversão. À medida que os anúncios vão trazendo retorno, sugerimos ao cliente aumentar gradativamente o investimento. É bem importante manter uma recorrência, como iniciar com R$ 150,00, aumentar para R$ 300,00, por exemplo, e manter ativo todos os meses, do que iniciar com R$ 1.000,00 e em dois meses cancelar as campanhas.

Índice de Qualidade do Google Ads

Um dos pontos que mais diz respeito ao sucesso das campanhas no Google Ads é o Índice de Qualidade (Índice de qualidade Google Ads). É uma estimativa que própria ferramenta faz levando em consideração itens como qualidade dos anúncios, palavras-chave e páginas de destino no seu site. Ser bem ranqueado neste índice pode te levar a pagar preços mais baixos pelos anúncios e aparecer em posições mais altas nas pesquisas do Google.

Ele é uma estimativa do desempenho geral das campanhas de anúncios. É uma forma do Google aplicar um padrão de qualidade para a utilização da ferramenta, com se ele indicasse para o usuário aquilo que é mais relevante para a sua busca, a fim de oferecer a melhor experiência de navegação possível. Por isso, é preciso caprichar também no seu site para que os usuários que clicarem na sua campanha sejam bem atendidos.

Mensuração de Resultados

Através do painel de controle de suas campanhas, você pode mensurar tudo o que acontece em tempo real! Quantas pessoas viram o seu anúncio, quantas clicaram nele, quantas ignoraram, quanto você está pagando por cada clique recebido, em qual posição das pesquisas está aparecendo, entre outras métricas.

Entenda o Funil de Vendas

O funil de vendas é uma ferramenta utilizada para auxiliar a entender o processo de vendas de um negócio. No Marketing Digital, ele se aplica dessa forma:

É o processo de acompanhamento desde o momento que o público entrou em contato com sua marca, pesquisou sobre seu produto, chegou até seu site, interagiu com sua marca, recebeu uma oferta e se tornou um cliente. Entender esse funil irá te ajudar e muito para utilizar as combinações de campanhas nas redes de pesquisa, display e remarketing, dentre outras.

Leia mais: Neste post, entenda a fundo como funciona o funil de vendas do marketing digital (Como utilizar a ferramenta do funil de vendas para crescer o seu negócio através do marketing digital)

Conversão dos visitantes

Anunciar no Google Ads é uma bastante efetiva de atrair visitantes para o seu site. A partir daí, dentro do seu domínio, é preciso que haja uma boa estratégia para aproveitar esses visitantes e transformá-los em leads (clientes em potencial) e, posteriormente, em clientes efetivos.

Por isso, é interessante direcionar os usuários que chegam via Google Ads para uma landing page, por exemplo, ou para uma página específica de conversão ou, se fizer sentido, até mesmo para um post do seu blog relacionado ao assunto que ele pesquisou.

Vale dizer que muitas empresas acreditam que o Google Adwords fará milagres no seu negócio, o que não é verdade. A plataforma serve para atingir em cheio seu público, é uma excelente ferramenta de publicidade, mas o produto ou serviço e como será divulgado e ofertado, isso faz toda a diferença.

Por isso conte conosco para te ajudar nessa jornada. A Base oferece serviços de Gerenciamento de campanhas de Google Ads, desenvolvimento de websites e ativação de campanhas Marketing Digital para fazer o seu negócio crescer.

Entre em contato e solicite um bate-papo com nossos consultores para realizarmos um diagnóstico do seu negócio.